PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM PROFISSIONAL DE HOSPITALIDADE

Algumas pessoas nascem para ser hospitaleiras. Amigável, extrovertido e com uma paixão sem fim para servir os hóspedes; essas são pessoas especiais. Outros precisam trabalhar nisso.

Então, quais são os traços de hospitalidade que diferenciam os bons dos demais profissionais do setor? Este post coloca o scanner em traços rígidos e suaves que todo bom profissional de hospitalidade deve possuir. É uma lista extremamente útil quando você está procurando talentos para ajudá-lo a oferecer a melhor experiência ao cliente em sua propriedade.

Empático

Não confundir com simpático. Não é seu trabalho sentir pena de todos que entram pela sua porta, mas colocar-se no lugar de outra pessoa o ajudará a entendê-la e atendê-la melhor.

Audição

Isso é vital. Metade da batalha está ganha se você ouvir o que seus convidados querem, em vez de pular na fila para responder. Lembre-se também, ouvir nem sempre significa palavras que chegam aos seus ouvidos. Também é importante 'ouvir' a linguagem corporal de seus convidados e responder a ela. Se eles estiverem cansados ​​ou estressados ​​por causa de uma longa viagem, ofereça um copo d'água ou faça o check-in rapidamente.

Comunicação Oral

A segunda parte de ouvir é falar. Fale com seus convidados com confiança e clareza. É importante ser amigável e olhar a pessoa nos olhos ao falar.

Enérgico e cheio de recursos

Você é o tipo de pessoa que consegue iniciar uma conversa às 2 da manhã com um convidado e tem energia suficiente para atender a qualquer demanda feita até mesmo nessa hora vazia – com um sorriso, é claro! Os profissionais de hotelaria também são conhecidos por sua desenvoltura – espere o inesperado e esteja pronto para ajudar, por mais trivial que seja o pedido.

Calma & Compreenção

Você enfrentará todos os tipos de situações. 10 hóspedes fazendo fila para fazer o check-in ao mesmo tempo, reclamações, cobranças… perder a calma não leva a lugar nenhum.

Senso de humor

A qualidade mais subestimada em nossa opinião ao procurar características essenciais de hospitalidade. Se você quer causar impacto, mostre seu lado engraçado e faça seus convidados rirem.

Conhecimento local

Os viajantes modernos querem experiências autênticas. Todo profissional de hospitalidade precisa se tornar o especialista local que orienta os visitantes aos melhores lugares. É um bem tão valioso que até o Google quer sua opinião!

Flexível e paciente

Se você está em hospitalidade há alguns anos, sabe que as coisas quase nunca saem como planejado. Seja flexível para agir sobre essas mudanças. De mãos dadas com a flexibilidade vem a paciência. Você precisará de muito, especialmente ao lidar com convidados difíceis.

Multitarefas

Não é difícil imaginar um cenário em um hotel onde um funcionário tenha que fazer duas coisas ao mesmo tempo. Pense, por exemplo, em um recepcionista com um hóspede reclamando na frente dele, tendo que simultaneamente atender o telefone e cancelar uma reserva no computador. Esta é apenas uma situação que pode ocorrer, mas existem inúmeros cenários que exigem que um funcionário de hospitalidade seja multitarefa. Para ser uma superestrela da hospitalidade, você precisa aceitar isso.

Outras caracteristicas: 

Você deve ter comprometimento

Para ter sucesso na indústria hoteleira, toda a sua mentalidade deve ser garantir a satisfação do hóspede. Você deve fazer o que for preciso para deixar e manter os hóspedes felizes e voltando ao seu local de trabalho.

Você deve ter ótimas habilidades com pessoas

Se há algo importante na indústria hoteleira, é que os funcionários devem ter a capacidade de se comunicar de maneira eficaz com hóspedes, clientes, fornecedores e outros funcionários. Comunicar-se com todos de maneira educada e conversacional é imperativo.

Prestar atenção aos detalhes é fundamental

Na indústria da hospitalidade, o que importa é o conforto, a aprovação e a satisfação do hóspede. Os mínimos detalhes devem ser respeitados. Desde a forma como a mesa é posta na sala de jantar, à apresentação da comida, ao serviço da comida/vinho/bebida, à preparação do quarto, arrumação da cama, ao despertar, todos os aspetos são importantes aos seus convidados.

Liderança e trabalho em equipe são imperativos

Os membros bem-sucedidos da indústria hoteleira trabalham bem com os outros e podem ser um membro produtivo de uma equipe. Eles valorizam as contribuições de todos. Grandes funcionários de hospitalidade têm fortes habilidades de liderança e são capazes de comandar projetos e fazer contribuições significativas para o sucesso geral do cliente.

Entusiasmo e uma ótima atitude são uma vantagem

Grandes funcionários da indústria hoteleira estão entusiasmados com seus empregos e se esforçam para fazer o melhor trabalho possível. Eles querem dar aos seus hóspedes a melhor experiência disponível. Então, se você tem comprometimento, grandes habilidades interpessoais, atenção excepcional aos detalhes, habilidades de liderança e trabalho em equipe e um entusiasmo e atitude contagiantes, você pode ser considerado um candidato altamente valorizado para um emprego na indústria hoteleira. 

"O serviço é preto e branco. Hospitalidade é cor", de acordo com Will Guidara, coproprietário do Eleven Madison Park e do The NoMad em Nova York. Esta frase define a essência da hospitalidade. Embora as características acima sejam ótimas, boa hospitalidade é o que você faz dela e quanta paixão você injeta no atendimento ao cliente.