Quando o assunto é compra de passagens aéreas, a vida das pequenas agências de viagens nem sempre é fácil. Há uma série de exigências para comprar direto com as companhias aéreas: exige-se crédito, referências ou até certificações difíceis de conseguir, como a da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo). O que fazer, então, se o cliente chega na loja pedindo um vôo?
É nesse momento que as consolidadoras entram em cena, trabalhando como intermediárias na compra e venda de passagens. Por um lado, elas correspondem a tudo o que as companhias aéreas pedem e, por outro, flexibilizam as exigências para as agências de viagem menores. Quer entender melhor como funcionam essas empresas e conhecer as vantagens em ter parceria com uma? Confira a seguir:
Comprar bilhetes diretamente de uma companhia aérea pode parecer fácil para o usuário comum: basta entrar no portal empresa, selecionar o melhor vôo, inserir os dados do cartão de crédito e emitir os bilhetes. No entanto, para as agências de viagem, isso funciona de maneira um pouco diferente.
Como contam com a comissão sobre as vendas, a relação dessas empresas com as grandes companhias aéreas é mais complexa, e há uma série de exigências financeiras e de certificações internacionais. Um exemplo é o já mencionado certificado IATA, que reconhece a agência internacionalmente perante uma espécie de sindicato das empresas aéreas. Os requisitos para consegui-lo são inúmeros, além dos custos proibitivos para pequenas empresas.
As consolidadoras, por sua vez, com alto poder financeiro, assumem o risco que as companhias aéreas não querem: dão um crédito pré-aprovado para a agência pequena, que pode emitir qualquer tipo de bilhete e fazer o pagamento faturado. Lembrando que o crédito pré-aprovado geralmente tem como referência o capital social da agência.
Apesar da realidade do mercado atual, onde as comissões de aéreas são cada vez menores e tendem desaparecer, as agências consolidadoras procuraram alternativas para superar esse problema.
Uma delas foi a criação da DU, uma comissão extra que é repassada ao cliente final e não às agências de viagens. Assim, a agência que compra um bilhete de uma consolidadora tem, geralmente, 10% de DU mais a comissão da companhia aérea (que é zero para a maioria, mas que, em alguns casos, pode chegar a 7%).
Além de garantir a comissão, as agências de viagens consolidadoras vêm se aprimorando em tecnologia. Seus portais estão cada vez mais modernos, dando agilidade e desburocratizando as vendas. Hoje, o vendedor pode entrar com a senha e buscar vôos de diversas companhias aéreas ao mesmo tempo, comparando seus preços e filtrando-os por horário, por aeroportos, etc.
O ambiente de emissão vem se tornando cada vez mais amigável, assim como são os portais buscadores de bilhetes da internet. O investimento em tecnologia tem sido um grande diferencial entre as consolidadoras, e quem oferece o melhor portal tende a conquistar mais agências como clientes.
Algumas agências de viagens consolidadoras também já começaram a investir no setor hoteleiro, estabelecendo parcerias com hotéis e, dessa forma, conseguindo um preço diferenciado, o qual repassam às agências menores.
Trata-se de um caminho ainda bem incipiente, mas mostra que as consolidadoras não param de evoluir.
Advance Viagens e Turismo Ltda Av. Ipiranga, 104 - 1/A Cep: 01046-010 – Centro – São Paulo Tel:.(11) 21422741 – Fax (11) 21422751 advance@advance.tur.br www.advance.tur.br |
![]() |
Ancoradouro Representações e Turismo Ltda
Rua Dr. Liráucio Gomes, 55 Cep: 13024-490 Cambuí – Campinas Tel:. (19) 2137-3200 Juarez@ancoradouro.com.br www.ancoradouro.com.br |
![]() |
LTS - Line Travel Service Viagens e Turismo LTDA
Rua Major Sertório, 110 - 2° andar - Centro |
![]() |
Flytour Agência de Viagens e Turismo Ltda |
![]() |
Gap Net Viagens e Turismo Ltda |
![]() |
Rextur Operadora de Turismo Ltda
Av. São Luis, 50 - Cj.351-A - 35/A Cep: 01046-926 Centro – São Paulo Tel:.(11) 31541000 – Fax:.(11) 31541001 rextur@rextur.com.br www.rextur.com.br |
![]() |
Tyller Passagens e Turismo Ltda |