Deveres de posições-chave
Deveres de posições-chave
O departamento de limpeza é geralmente o maior departamento na maioria das operações de hotéis . Um hotel de tamanho considerável normalmente empregaria mais de 100 funcionários de limpeza. Devido à sua estrutura organizacional às vezes complexa, é importante que cada membro da equipe de limpeza entenda claramente suas próprias responsabilidades para fornecer o serviço mais eficiente aos hóspedes.
Os dois principais cargos de limpeza e suas descrições estão listados abaixo:
Governanta Executiva
As funções da governanta executiva incluem:
• Entrevista, seleciona e envolve funcionários em conjunto com recursos humanos
• Treinamento
• Implantação
• Prepara cronogramas de trabalho, procedimentos de trabalho e descrições de cargos
• Compila escalas de serviço, listas de feriados
• Registros de pessoal
• Organiza supervisão
• Bem-estar dos funcionários
• Encomenda e controla equipamentos, materiais e roupas de cama
• Lida com reclamações
• Controle de chave
Assistente de governanta executiva
As principais funções do assistente executivo da governanta incluem:
• Auxilia a governanta executiva nas operações do dia a dia
• Assume as responsabilidades de governanta executiva na sua ausência
• Revisa o cronograma de trabalho diário dependendo da taxa de ocupação
• Inspeciona o trabalho para garantir o padrão de limpeza prescrito
• Inspeciona quartos, saguões e restaurantes para verificar a limpeza
• Determina a necessidade de reformas e faz recomendações
• Coordena com a recepção para selecionar candidatos, treinar novos funcionários e recomendar ações disciplinares ou demissões
A equipe de limpeza deve estar totalmente ciente de todos os serviços do hotel e garantir a limpeza e arrumação diárias de todos os quartos do hotel e de quaisquer áreas públicas.
A equipe também deve garantir que altos padrões de limpeza sejam mantidos em todo o hotel.
Supervisor de Andar
As funções incluem:
• Supervisão de pessoal
Verifica e completa a lista de inspeção do quarto•
Realiza treinamento de indução e geral• Encomenda e emite materiais de limpeza
• Verificação de roupa de cama
• Verificações de manutenção
Assistente de governanta
• Auxilia a governanta executiva nas operações do dia a dia•
Envia atendentes de quarto e supervisores de andar para os andares designados• Verifica equipamentos e recomenda novas compras
• Inspeciona quartos de hóspedes, saguões e escadas dos fundos
• Mantém registros do trabalho extra realizado pelo departamento de limpeza
• Faz inventário
• Prepara registros de presença
Atendente de quarto (camareira)
As funções incluem:
• Manuseie roupa suja e limpa
• Fornecer serviço de arrumação de cama
• Relata falhas, manutenções e peculiaridades