Deveres de posições-chave

Deveres de posições-chave

O departamento de limpeza é geralmente o maior departamento na maioria das operações de hotéis . Um hotel de tamanho considerável normalmente empregaria mais de 100 funcionários de limpeza. Devido à sua estrutura organizacional às vezes complexa, é importante que cada membro da equipe de limpeza entenda claramente suas próprias responsabilidades para fornecer o serviço mais eficiente aos hóspedes.

Os dois principais cargos de limpeza e suas descrições estão listados abaixo:

Governanta Executiva

As funções da governanta executiva incluem:
• Entrevista, seleciona e envolve funcionários em conjunto com recursos humanos 

• Treinamento

• Implantação

• Prepara cronogramas de trabalho, procedimentos de trabalho e descrições de cargos

• Compila escalas de serviço, listas de feriados

• Registros de pessoal

• Organiza supervisão

• Bem-estar dos funcionários

• Encomenda e controla equipamentos, materiais e roupas de cama

• Lida com reclamações

• Controle de chave 

Assistente de governanta executiva


As principais funções do assistente executivo da governanta incluem:
• Auxilia a governanta executiva nas operações do dia a dia

• Assume as responsabilidades de governanta executiva na sua ausência

• Revisa o cronograma de trabalho diário dependendo da taxa de ocupação

• Inspeciona o trabalho para garantir o padrão de limpeza prescrito

• Inspeciona quartos, saguões e restaurantes para verificar a limpeza 

• Determina a necessidade de reformas e faz recomendações

• Coordena com a recepção para selecionar candidatos, treinar novos funcionários e recomendar ações disciplinares ou demissões


A equipe de limpeza deve estar totalmente ciente de todos os serviços do hotel e garantir a limpeza e arrumação diárias de todos os quartos do hotel e de quaisquer áreas públicas.
A equipe também deve garantir que altos padrões de limpeza sejam mantidos em todo o hotel.


Supervisor de Andar

 As funções incluem:

• Verifica o pessoal em serviço

• Supervisão de pessoal

 Verifica e completa a lista de inspeção do quarto•

 Realiza treinamento de indução e geral• Encomenda e emite materiais de limpeza

• Verificação de roupa de cama

• Verificações de manutenção


Assistente de governanta

• Auxilia a governanta executiva nas operações do dia a dia• 

Envia atendentes de quarto e supervisores de andar para os andares designados• Verifica equipamentos e recomenda novas compras

• Inspeciona quartos de hóspedes, saguões e escadas dos fundos 

• Mantém registros do trabalho extra realizado pelo departamento de limpeza

• Faz inventário
• Prepara registros de presença


Atendente de quarto (camareira)

 As funções incluem:

• Limpa quartos, banheiros e suítes

• Manuseie roupa suja e limpa

• Fornecer serviço de arrumação de cama

• Relata falhas, manutenções e peculiaridades