Divisão de Quartos
Divisão de Quartos
Os quartos, como produtos principais de um negócio hoteleiro, são gerenciados pelo departamento de divisão de quartos.
No entanto, nem todos os hotéis, particularmente alguns de pequeno porte, têm divisão de quartos devido ao número limitado de quartos e recursos humanos. A divisão de quartos geralmente compreende dois departamentos principais - recepção e limpeza . Na verdade, uma estrutura típica da divisão de quartos também compreende outras subunidades.
Em geral, a divisão de quartos é composta por dois departamentos principais: a recepção e a limpeza, que estão envolvidos nas vendas ou serviços de quartos para os hóspedes.
Há algumas razões pelas quais os hotéis preferem combinar os departamentos de recepção e limpeza em uma única divisão.
Como a recepção depende muito da equipe de limpeza para limpar os quartos antes que eles possam ser vendidos aos hóspedes, sempre há conflitos e pressão entre as equipes dos dois departamentos.
Diretor de Quartos (Governaça)
Os gerentes dos dois principais departamentos teriam muita dificuldade em resolver problemas e é bastante óbvio que, às vezes, eles podem ser tendenciosos na proteção de seus próprios funcionários.
A posição de diretor da divisão de quartos ajuda a resolver esse problema, pois ele/ela é o único que gerencia ambos os departamentos. O diretor de quartos é responsável perante o gerente geral pela liderança eficaz e operação tranquila de todos os departamentos e funcionários que compõem a divisão de quartos.O cargo exige que o gerente tenha sólida experiência tanto em recepção quanto em limpeza, além de ter um melhor entendimento das operações e estratégias para lidar com os conflitos entre os dois departamentos.
By: Verônica Silveira Nicoletti