Indicadores de Receita e Vendas
Indicadores de Receita e Vendas na Hotelaria
As vendas de quartos normalmente contribuem para a maior parte da receita de um hotel, seguidas pelas vendas nas seções de alimentos e bebidas.
Variações na contribuição de receita de diferentes unidades ocorrem em diferentes tipos de hotéis.
Hotéis de pequeno porte sem restaurantes dependem principalmente da receita obtida com a venda de quartos para sobreviver.Exemplo:
A receita dos hotéis-cassino vem principalmente das unidades de jogo, enquanto as taxas em quartos e serviços de bufê são relativamente baratas ou até mesmo subsidiadas para atrair mais hóspedes. Hotéis de convenções e aqueles que visam eventos também teriam renda maior de instalações para banquetes e reuniões quando comparados a outros hotéis.
Os indicadores de vendas referem-se à forma como os hotéis contabilizam e medem o desempenho dos seus negócios.
Alguns indicadores básicos aplicados pelos hotéis incluem os seguintes:
Taxa de ocupação
A taxa de ocupação é um indicador comum de vendas que diz o quão bem o hotel utilizou totalmente os recursos dos quartos para maximizar o lucro. É sempre o objetivo dos hotéis atingir a casa cheia, ou seja, 100% de ocupação, quando todos os quartos estão esgotados para a noite.
A fórmula para taxa de ocupação é mostrada abaixo:
Taxa de ocupação = Número de quartos vendidos ÷ Número total de quartos em um hotel x 100%
Hóspedes por quarto ocupado
Isso dá a proporção entre hóspedes hospedados no hotel e a quantidade de quartos ocupados. Independentemente dos tipos de quarto disponíveis no hotel, dá uma ideia geral de quantos hóspedes estão hospedados em cada quarto. A informação é útil para diferentes departamentos, por exemplo, a limpeza pode consultar a proporção de hóspedes para estimar a taxa de consumo de suprimentos para hóspedes.A fórmula de hóspede por quarto ocupado é mostrada abaixo:
Hóspedes por quarto ocupado = Número de hóspedes hospedados em um hotel ÷ Número de quartos ocupados
Tarifa média diária (ADR)
Enquanto a taxa de ocupação informa a "quantidade" de negócios, a alta gerência também está interessada em saber sobre a "qualidade", ou seja, quanto eles cobram por um quarto de hotel. A "diária média do quarto" é calculada, o que dá uma estimativa geral da taxa média de quarto recebida por um hotel, independentemente das diferenças nos tipos de quarto e taxas.
A fórmula da tarifa média diária do quarto é mostrada abaixo:
Tarifa média diária (ADR) = Receita do quarto ÷ Número de quartos ocupados
Receita por quarto disponível (REVPAR)
Isto é similar à tarifa média diária de quarto para indicar o desempenho do hotel. A única diferença entre REVPAR e ADR é o denominador. Em vez de considerar apenas o número real de quartos vendidos, os hotéis tendem a usar todos os quartos disponíveis no cálculo do REVPAR, ou seja, incluir todos os quartos vagos, quartos fora de serviço e quartos para "uso da casa" no cálculo. O valor é sempre menor do que o ADR, o que serve como um bom meio de verificar a capacidade da gerência em utilizar todos os recursos de quarto para maximizar a receita do hotel.
A fórmula do REVPAR é mostrada abaixo:Receita por quarto disponível (REVPAR) = Receita por quarto ÷ Número total de quartos de hotel