40 inovações alimentares que você deveria conhecer
Uma lista de inovações alimentares, incluindo exemplos de produtos, processos, serviços e tecnologias inteligentes, que moldarão a maneira como comemos.
Uma lista de inovações alimentares, incluindo exemplos de produtos, processos, serviços e tecnologias inteligentes, que moldarão a maneira como comemos.
O que é inovação alimentar e por que ela é importante? A inovação alimentar é o desenvolvimento e a comoditização de novos produtos, processos e serviços alimentares. Agora, está acontecendo rapidamente. As empresas de alimentos e bebidas estão procurando maneiras de fazer ofertas saudáveis e nutritivas que não sejam apenas atraentes, acessíveis, empolgantes e únicas, mas também sustentáveis.
Compilamos uma lista de algumas das melhores inovações alimentares que surgiram recentemente. Nele, você notará desenvolvimentos em embalagens e processamento de alimentos, juntamente com uma série de ingredientes interessantes que aparecem em lugares inesperados. A personalização é uma grande tendência, com empresas de bebidas e dietas permitindo que indivíduos personalizem seus produtos. Os restaurantes de fast-food estão criando novas maneiras de fazer os clientes quererem jantar. E várias marcas estão adaptando ofertas para atender às necessidades exclusivas da geração do milênio, sem mencionar o grupo demográfico de crescimento mais rápido nos EUA, os idosos.
Por que você deveria se importar? Além do fato de que você precisa de comida para viver, esta lista de inovações alimentares inclui muitas ideias que você pode usar (usando esta ferramenta ) para o seu próprio negócio, independentemente do setor em que você atua.
Souvla
Restaurantes finos e rápidos, como o moderno restaurante grego Souvla em São Francisco, estão oferecendo refeições feitas por chefs a preços mais baixos. Como? Eliminando alguns passos na cadeia. Por exemplo, os clientes da Souvla fazem pedidos no balcão, em vez de por meio de garçons. Ou levam a comida para viagem, o que exige menos funcionários. A julgar pela popularidade do Souvla, parece que muitos clientes abrirão mão do serviço completo em favor de uma conta menor no final da noite.
Sem marca
Os consumidores nos EUA gastaram mais de US$ 600 bilhões em mantimentos em 2018 e, com o mercado voltado para alimentos mais saudáveis e de melhor qualidade, a compra semanal não sai barata. A loja de comércio eletrônico Brandless encontrou uma maneira de contornar isso. A Brandless usa dados e análises para descobrir o que os clientes estão comprando. A empresa usa isso para desenvolver suas próprias versões – muitas vezes saudáveis e ecologicamente corretas – por meio de seu site. Brandless mantém os preços baixos ao economizar em custos de marketing, publicidade, distribuição e embalagem.
Brew Dr.
A empresa Brew Dr., sediada em Portland, tem um modelo de negócios circular e sem desperdício. Brew Dr. vende chá, kombucha e bebidas destiladas. E a empresa reduz custos conectando a produção das três ofertas. O chá é usado para fazer Brew Dr. Kombucha
RePizza
Restaurantes concorrentes em Xintiandi, um popular distrito gastronômico em Xangai, na China, uniram forças para reduzir o desperdício de alimentos e vender seus ingredientes não utilizados. Eles juntaram restos de comida e usaram para fazer pizzas, chamadas RePizzas. As pizzas vêm em mais de 200 sabores, com diferentes opções à disposição do consumidor todas as noites.
Chocolate do Tony
O slogan da empresa de confeitaria holandesa Tony's Chocolonely é: "Louco por chocolate, sério por pessoas". Aproveitando esse propósito de marca socialmente responsável, a Tony's produz e vende chocolate usando práticas comerciais justas, ao mesmo tempo em que se posiciona contra a escravidão, o trabalho infantil e a exploração, comprando grãos de cacau diretamente dos agricultores (e dando-lhes um preço justo) por meio de parcerias com empresas comerciais em Gana e Costa do Marfim.
Edwins
O restaurante EDWINS em Cleveland emprega adultos ex-presidiários para trabalhar em sua cozinha. A empresa oferece hospitalidade e treinamento culinário a seus funcionários por meio de seu instituto de liderança, o que lhes permite servir pratos franceses clássicos e de alta qualidade. A rede beneficia a comunidade ao dar aos membros de sua equipe a chance de se reerguer e construir uma carreira.
Alimentador
Com sede em Londres, a plataforma Feedr conecta empresas corporativas em busca de almoços de trabalho e eventos com fornecedores locais de alimentos. Isso é atraente porque as empresas estão percebendo rapidamente os benefícios de ter funcionários com alimentação saudável e, como resultado, estão subsidiando total ou parcialmente sua alimentação. A Feedr pode oferecer refeições saudáveis por menos de £ 5 por dia, e empresas como Etsy, Airbnb, DHL e PwC escolheram a Feedr em vez de fornecer comida por meio de cantinas.
Fazendas mais distantes
Com sede em Rochester, Nova York, a Farther Farms criou uma nova tecnologia que aproveita o dióxido de carbono supercrítico para pasteurizar alimentos naturalmente, eliminando a necessidade de congelamento, refrigeração e conservantes artificiais. Essa abordagem prolonga o prazo de validade dos produtos frescos e reduz em 70% a energia usada no processamento e distribuição, o que pode ter implicações massivas de logística e cadeia de suprimentos, sem mencionar que pode levar a produtos alimentícios superiores. De acordo com o Dr. Syed Rizvi, professor de Engenharia de Processos Alimentares na Cornell University, "Esse avanço pode ser um grande contribuinte para resolver os problemas do sistema alimentar em todo o mundo".
Outubro
Você está pronto para ter suas pizzas preparadas por robo-chefs? A startup francesa Ekim espera que sim. A empresa está construindo quiosques automatizados de pizza fresca 24 horas por dia, cada um equipado com um robô que faz pizza chamado PAZZI, que pode preparar uma única pizza em 30 segundos. Uma ideia interessante para estações de trânsito e locais onde as pessoas precisam comer em movimento a qualquer hora, Ekim também busca servir saladas, bebidas e sobremesas.
Pizza Hut
A Pizza Hut está construindo um carro de entrega de pizza e um chef-robô integrados em um só. A empresa visa reduzir custos e aumentar a velocidade fazendo com que o veículo dirigido por humanos prepare e asse pizza a caminho de sua porta. Além de minimizar o tempo de espera, essa inovação tem o potencial de reduzir o risco de sua pizza esfriar.
Provador
Com a entrega de comida se tornando cada vez mais popular, restaurantes fantasmas projetados exclusivamente para entrega estão surgindo em todos os lugares. Um desses empreendimentos é o Taster. A empresa possui uma rede de restaurantes apenas com pedidos online que podem preparar a comida em cinco minutos e recebê-la na sua porta via Deliveroo em apenas 20 minutos, em média.
IA gastrográfica
A plataforma de inteligência artificial e aprendizado de máquina Gastrograph AI compila e analisa dados sobre os ingredientes crus dos alimentos que compramos. A empresa usa isso para ajudar os produtores de alimentos e bebidas a prever quais produtos os clientes em seu público-alvo pagarão. Os fabricantes podem ver os sabores, aromas e texturas preferidos dos consumidores e desenvolver produtos, otimizar a marca e produzir campanhas de marketing cognitivo de acordo.
Garlidoux
Ama alho, mas odeia o hálito de alho? Garlidoux afirma ter encontrado uma maneira de contornar isso. A premiada empresa removeu esse infame ponto problemático de sabor, produzindo uma pasta de alho natural que traz a você os benefícios para a saúde e o excelente sabor do alho, sem o cheiro desagradável.
Stixfresh
A Startup Stixfresh produziu um adesivo que supostamente faz com que as frutas permaneçam frescas 50% mais tempo. O adesivo funciona criando uma camada protetora ao redor da fruta. Seu revestimento é feito de cera de abelha e ingredientes que apresentam um status GRAS (geralmente considerado seguro) emitido pela Food and Drug Administration dos EUA.
Drinkfinity
Os consumidores estão cada vez mais interessados em personalização, e a PepsiCo percebeu isso. Querendo oferecer "maior escolha e flexibilidade aos consumidores", a empresa lançou o programa Drinkfinity, que permite que os clientes personalizem suas próprias bebidas misturando cápsulas de diferentes sabores com água. As cápsulas contêm ingredientes secos ou líquidos e afirmam oferecer diferentes benefícios. Por exemplo, as cápsulas "Renew" contêm eletrólitos para hidratação e as cápsulas "Charge" apresentam extrato de café.
Ceria Brewing Co.
Espera-se que as vendas de cerveja sem álcool cresçam substancialmente até 2024, com jovens de 20 e 30 anos bebendo menos das bebidas pesadas. Atendendo a esse mercado, a Ceria Brewing Co. da Blue Moon oferece uma cerveja sem álcool que proporciona um tipo diferente de agitação – as bebidas são infundidas com um ingrediente cada vez mais popular na indústria, o THC da cannabis. A cervejaria artesanal da Heineken no norte da Califórnia, Lagunitas, está fazendo o mesmo com sua mistura de cerveja e cannabis, HiFiHops.
amuleto de alergia
O número de pessoas com alergias e intolerâncias alimentares está aumentando, portanto, sem dúvida, produtos como o sensor portátil de alérgenos alimentares do Allergy Amulet serão úteis. A empresa desenvolveu uma tira de teste descartável que permite testar se o alimento que você está prestes a comer contém um alérgeno em potencial.
Sensor de comida da Tufts
Em 2018, a Tufts University anunciou que seus pesquisadores desenvolveram um sensor montado nos dentes que pode detectar ou medir sua ingestão de álcool, açúcar ou sal. O sensor de 2 mm x 2 mm pode ser útil para fins médicos e para permitir que pessoas em dietas específicas monitorem e rastreiem o que estão comendo.
Nutrino
Com sede em Tel Aviv, a Nutrino coleta dados fisiológicos dos usuários por meio de sua plataforma e, com a ajuda de aprendizado de máquina e IA, recomenda programas de dieta personalizados. Adquirida pela Medtronic em 2018, a gigante dos dispositivos médicos pretende usar os insights do serviço para ajudar pacientes com diabetes.
23andMe
Embora a nutrigenômica – usando a genética de uma pessoa para recomendar um plano alimentar – ainda esteja em sua infância, empresas como 23andMe, DNAFit, Nutrigenomix e Habit estão oferecendo dietas personalizadas com base em uma amostra de DNA. Alguns até se oferecem para fornecer refeições pré-preparadas com base em suas necessidades. No entanto, os pesquisadores ainda estão investigando o quanto a composição genética de uma pessoa realmente afeta suas necessidades alimentares. Mas alguns links foram traçados – certas pessoas absorvem nutrientes específicos melhor do que outras, por exemplo.
Gatorade
Em 2020, a Gatorade está pronta para lançar um adesivo de pele sensível ao suor que permite que você saiba quando seus níveis de hidratação e eletrólitos estão baixos, mudando de cor. Se os usuários enviarem uma foto do patch para o aplicativo afiliado, o aplicativo recomendará um dos muitos pods Gatorade de acordo.
Platejoy
O Platejoy oferece aos usuários planos de refeições personalizados com base em seus hábitos culinários e necessidades dietéticas específicas, como alergias ou intolerâncias alimentares. Ele também usa seus dados nutricionais e informações de IoTs ou wearables para medir seus requisitos de energia exclusivos.
AlimentosMármore
A digitalização e a robotização estão impactando o mundo da dieta. A FoodMarble construiu um dispositivo chamado "rastreador digestivo pessoal", que pode testar sua respiração para medir os níveis de hidrogênio (que aumentam quando o alimento não é digerido adequadamente). Por meio de um aplicativo correspondente, ele pode dizer o que você deve ou não comer com base em como seu corpo responde após consumir determinados alimentos.
Viome
Um jogador importante no jogo de personalização de dieta de kit de teste em casa é o Viome. A empresa analisa os micróbios de cada cliente por meio de várias amostras para detectar se eles precisam de mais de um suplemento específico (porque eles lutam para digeri-lo).
Remédios Orgânicos
As bebidas estão se tornando funcionais. Já não basta apenas servir as papilas gustativas – as bebidas também precisam melhorar a saúde dos clientes. Por exemplo, a Remedy Organics infunde suas bebidas orgânicas artesanais, feitas em pequenos lotes, com ingredientes naturais que possuem propriedades profiláticas. Ingredientes como óleo MCT, cannabis, cogumelos e pré/probióticos continuarão a inspirar novas bebidas, então espere vê-los nas prateleiras perto de você.
Alimentar.
Projetado para conveniência, a startup francesa Feed. serve 'refeições completas em uma garrafa'. Os ingredientes em suas bebidas e barras são projetados para atrair a geração do milênio preocupada com a saúde. Os produtos são sem glúten, veganos, não transgênicos e sem lactose. E eles incluem proteínas, fibras e gorduras para garantir que cada porção forneça os mesmos nutrientes de uma refeição completa.
Começar
A Algama, empresa de tecnologia de alimentos com sede em Paris, está encontrando maneiras de transformar microalgas em uma fonte de alimento saborosa, sustentável e rica em proteínas para consumo diário. A Algama já lançou o SPRINGWAVE, uma bebida naturalmente azul à base de spirulina carregada de vitaminas, e estamos ansiosos para descobrir o que a marca lançará a seguir.
Evoware
Falando em algas, a startup Evoware, com sede na Indonésia, está apresentando a matéria-prima ecológica como substituto do plástico para embalagens de alimentos. Sua produção não requer fertilizantes e, na verdade, absorve CO2 durante o crescimento. A inovadora embalagem comestível da Evoware (que contém fibras, vitaminas e minerais) é usada pelo fabricante belga de waffles finos Bruxelwaffle.
Perene
Já tendo obtido sucesso (com a geração do milênio) por meio de sua empresa de alimentos à base de plantas, Beyond Meat, o cofundador Brent Taylor voltou sua atenção para o grupo demográfico de crescimento mais rápido, adultos com mais de 50 anos. Percebendo a frustração sentida pela faixa etária por ter sido deixado para trás pela tendência à base de plantas, Taylor lançou o Perennial – uma bebida não láctea projetada tendo em mente a saúde dos ossos, intestino e cérebro dos consumidores mais velhos.
Cerelab
Outra empresa que está de olho na inovação de alimentos para consumidores idosos é a CERELAB. Este centro de P&D especializado em pão de farinha de trigo desenvolveu um pão brioche enriquecido com proteínas e energia. O produto demonstrou melhorar a saúde de residentes desnutridos em asilos melhor do que a combinação típica de café da manhã e suplementos.
Super U
A cadeia de supermercados francesa Super U criou uma forma inovadora de envolver os consumidores que estão preocupados se o produto que estão comprando é sustentável ou não. Os compradores podem digitalizar os códigos QR nos rótulos dos alimentos por meio do Snapchat Stories para receber instantaneamente informações sobre de onde veio e se foi capturado, cultivado ou cultivado de forma ética.
taco Bell
A rede de fast-food americana Taco Bell oferece um conveniente serviço de drive-thru, mas, como muitos no setor, a empresa está incentivando os consumidores a comerem em casa. A Taco Bell está abrindo suas Cantinas nos Estados Unidos, com cada local personalizado de acordo com o local. Eles oferecem menus exclusivos e ainda permitem que os consumidores troquem a música. Além disso, como no McDonalds e no Wendy's, os consumidores têm a opção de ir ao balcão ou fazer o pedido em quiosques de autoatendimento fáceis.
Starbucks
Outra rede que está trabalhando no ambiente para incentivar os clientes a comer no local (bem, beber no local) é a Starbucks. O Starbucks Reserve New York Roastery é um espaço sofisticado de 23.000 pés quadrados que atrai os clientes a ficar por perto com um bar de serviço completo, estações de mixologia, uma torrefadora de café no local, terrário e uma decoração encantadora.
Projeto Nutrido
Um estudo da Cornell University sugere que a realidade virtual pode ser usada para melhorar o sabor, exatamente o que o Project Nourished pretende fazer. A empresa desenvolve aparelhos de realidade virtual e realidade aumentada e os combina com refeições para oferecer aos usuários "experiências gastronômicas de realidade virtual". O objetivo é enganar os sentidos, imitando, alterando ou aprimorando a textura, o som, o sabor e a experiência de comer certos alimentos. Essa tecnologia pode ser usada para controle de peso, sustentabilidade ou para oferecer experiências gastronômicas estranhas e maravilhosas.
Árvore por Naked
Falando nisso, o restaurante de realidade virtual Tree by Naked em Tóquio orienta os hóspedes através de refeições destinadas a ilustrar os capítulos da jornada da vida. Os comensais são conduzidos pela experiência por um narrador, com a ajuda de trilha sonora, show de luzes e máquina de vento. E eles vão jantar ao lado de animais de fazenda em roupas finas - por meio de seus fones de ouvido.
Comer com
O aplicativo Eatwith oferece aos consumidores experiências únicas, permitindo que aqueles que viajam pelo mundo não apenas experimentem a culinária local, mas também a cozinhem. Por meio de seus smartphones, os viajantes podem examinar várias experiências culinárias autênticas na região que estão visitando. Pense em aprender a fazer lasanha com um italiano ou batata frita com um belga.
Bom demais para ir
O desperdício de alimentos é um problema ao qual consumidores e varejistas estão cada vez mais atentos. O aplicativo de compartilhamento de comida com sede em Copenhague, Too Good To Go, está reunindo empresas e gourmets com ideias semelhantes. O serviço inovador conecta clientes com restaurantes que estão oferecendo seus alimentos excedentes não vendidos, em vez de vê-los ir para o lixo.
Club SODA NYC
A geração do milênio está bebendo menos álcool do que as gerações mais velhas, e as empresas estão atendendo a essa tendência. Não apenas bebidas não alcoólicas inovadoras (como Seedlip) e cervejas estão inundando o mercado, mas também estão surgindo eventos projetados para substituir o burburinho da bebida por uma experiência estimulante e oportunidade de conexão. Um desses negócios é o Club SÖDA NYC (Sober Or Debating Abstinence) - um local projetado para reunir pessoas que gostam de estar no alto da vida e nada mais.
O Show do Abacate
Duas tendências que andam de mãos dadas são alimentos saudáveis e mídias sociais. Influenciadores de fitness terão prazer em promover as refeições do seu restaurante via Instagram gratuitamente se sua comida estiver na moda o suficiente para gerar engajamento. O Avocado Show em Amsterdã sabe disso. O restaurante serve exclusivamente pratos que levam – adivinhou – abacate! A novidade da marca e seu grande número de seguidores já receberam mais de 150 pedidos de franquia desde sua inauguração em 2017.
Sinta a casca
Sabe aquela polpa e casca que você joga fora depois de fazer suco de laranja? Bem, o estúdio de design italiano Carlo Ratti Associati está colocando-o em uso por meio de sua barra de suco automatizada Feel the Peel. Depois que o suco é servido, a casca é separada em um tambor transparente, aquecida e misturada com ácido polilático para fazer um bioplástico que é alimentado em uma impressora 3D. O que isso faz? Os copos recicláveis dos quais os clientes bebem o suco, é claro.