Austrália - VIAGEM QUE VAI TE FAZER BEM

28/04/2023

Por: Leonie Foster, julho de 2022

Antes da pandemia de COVID interromper as viagens em 2019, havia 1,5 bilhão de turistas internacionais viajando globalmente, de acordo com a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas .

Dependendo da sua visão, são 1,5 bilhão de problemas – contribuindo para a poluição, emissões de carbono e coisas piores – mas, do jeito que vejo, são 1,5 bilhão de oportunidades.

Uma demanda crescente por turismo ambiental e culturalmente responsável significa que o setor está prestes a ter um impacto positivo na natureza e muitas organizações estão inspirando os viajantes a interagir com o mundo natural de maneira diferente.

Nos últimos dois anos, fomos forçados a desacelerar e refletir sobre o que é importante para nós. Viajar é explorar o novo enquanto nos conectamos com aqueles que estão próximos de nós.

À medida que o mundo continua a reabrir para viajar, as pessoas procuram experiências que sejam boas para o meio ambiente, que retribuam e que garantam que seu dinheiro seja destinado a uma boa causa.

É possível viajar de vez?

Passei a última década como auditor de ecoturismo, palestrante e gerente de desenvolvimento da indústria.

Durante esse tempo, trabalhei com inúmeras empresas ansiosas por usar o turismo como uma ferramenta para a conservação, o desenvolvimento da comunidade e para inspirar a compreensão cultural.

No entanto, muitas empresas lutam para saber por onde começar ou qual passo dar a seguir para ir além das formas 'óbvias' de reduzir seu impacto e fazer a transição para criar uma mudança positiva real.

Afinal, o que é "ecoturismo"?

De acordo com a Sociedade Internacional de Ecoturismo, o ecoturismo é "uma viagem responsável a áreas naturais que conserva o meio ambiente e melhora o bem-estar da população local".

Embora muitos operadores de turismo afirmem ser "eco", a melhor maneira de descobrir se uma experiência está realmente fazendo bem ao mundo é verificar se eles são certificados por organizações dedicadas, como a Ecotourism Australia .

Algumas operadoras, como as listadas abaixo, obtiveram a Certificação de Ecoturismo Avançado, o que significa que são os principais e mais inovadores produtos de ecoturismo da Austrália que operam com impacto mínimo no meio ambiente. Eles também oferecem oportunidades para aprender sobre o meio ambiente com operadores comprometidos em alcançar as melhores práticas, usando recursos com sabedoria, contribuindo para a conservação do meio ambiente e ajudando as comunidades locais.

Três experiências australianas imperdíveis que vão "além" do ecoturismo

Essas três experiências imperdíveis de ecoturismo australiano têm a comunidade e a conservação no centro de sua missão.

Maravilhas da vida selvagem, Apollo Bay, Victoria

O Wildlife Wonders oferece aos visitantes uma oportunidade única de experimentar uma caminhada de 75 minutos com um passeio pela natureza da vida selvagem pela mágica mata nativa de Otways com um guia de conservação.

Para mim, o Wildlife Wonders simboliza as melhores práticas de ecoturismo. Na verdade, está desafiando a ideia do que é possível. Estabelecida pelo Centro de Ecologia de Conservação , a missão da Wildlife Wonders é ser pioneira na mudança da forma como o financiamento é gerado para a conservação, com 100% de seu excedente operacional direcionado para programas de conservação.

O que torna o envolvimento com a Wildlife Wonders tão inspirador é seu espírito de 'ecoempreendedor' - impulsionado pelos fundadores Lizzie Corke e Shayne Neal. O núcleo a partir do qual opera, cada fibra do seu ser e cada decisão tomada, é baseado em um compromisso inabalável com uma missão maior: proteger e cuidar das espécies selvagens dos Otways e levar as pessoas a uma jornada de descoberta e compreensão. .

A comunidade local também é parte integrante do negócio, com produtos locais e artesanais disponíveis no café e na loja de presentes. A Wildlife Wonders também administra uma série de programas escolares, dias de educação comunitária e hospeda um clube do livro local.

Tenho orgulho de fazer parte desta comunidade comprometida de ecoempreendedores, atuando como diretor do conselho da Wildlife Wonders, pressionando para mudar a maneira como o turismo pode impactar nosso mundo natural.

Penni cott Wilderness Journeys, Tasmânia

A Penicott Wilderness Journeys oferece experiências de cruzeiro ecológico em Bruny Island, Tasman Island e Wineglass Bay na Tasmânia, bem como em sua localização recentemente adicionada de Wilson's Promontory em Victoria.

Impulsionados pelo desejo de retribuir ao meio ambiente e à comunidade que os apoia, a Pennicott Wilderness Journeys estabeleceu a Fundação Pennicott como um carro-chefe para importantes atividades filantrópicas.

Em 2011, o fundador, Robert Pennicott, circunavegou a Austrália em um bote inflável de 5,4 metros, arrecadando US$ 300.000 para conservação e para ajudar nos esforços do Rotary para erradicar a pólio. Outros projetos para os quais a Fundação contribuiu incluem a erradicação de gatos selvagens da Ilha Tasman e ratos da Ilha Verde Grande. Desde as erradicações bem-sucedidas, mais de 100.000 aves marinhas reprodutoras são salvas a cada ano.

A Pennicott Wilderness Journeys apóia sua comunidade por meio de programas para escolas locais, programas para aprender a nadar, bem como inúmeras instituições de caridade por meio de doações e patrocínios.

Lady Elliot Island Eco Resort, Queensland

Lady Elliot Island é uma ilhota de coral situada na ponta sul da Grande Barreira de Corais.

Desde a década de 1960, os guardiões da ilha têm sido levados a restaurar a Ilha Lady Elliot de volta ao seu estado natural. A ilha teve quase toda a sua vegetação removida durante um período de mineração de guano. Ele agora fornece as áreas de nidificação para a segunda maior diversidade de aves marinhas na Grande Barreira de Corais.

Em 2018, a Ilha Lady Elliot foi selecionada como a primeira 'arca da mudança climática' por meio da Iniciativa das Ilhas Reef da Great Barrier Reef Foundation . Esta iniciativa reúne o Resort, as empresas locais, o Governo, a comunidade e os Proprietários Tradicionais para acelerar a restauração da Ilha por meio de ações terrestres e aquáticas.

A missão atual da Família Gash, que administra o Resort, é "ser guardiões deste ambiente intocado. Permitir que exista e seja preservado como a natureza pretende, dando ao visitante a oportunidade de vivenciá-lo de forma econômica e ecologicamente viável, sem interferir ou ter qualquer impacto adverso na sustentabilidade a longo prazo do ecossistema único da ilha".

Turismo que devolve

Os últimos documentários de Sir David Attenborough nos imploram que agora é a hora de agir. Como 'a voz da natureza', Sir David soa mais como um ativista ambiental em sua velhice, usando sua plataforma global para destacar o impacto que os humanos têm no mundo da natureza; "para restaurar a estabilidade do nosso planeta, portanto, devemos restaurar sua biodiversidade, exatamente aquilo que removemos. É a única saída para esta crise que nós mesmos criamos".

Na Wildlife Wonders, por meio de nosso modelo de ecoturismo de empresa social, reconhecemos nosso papel como líderes em nosso campo e estamos comprometidos em apoiar os outros. Acreditamos que o turismo pode fornecer modelos alternativos de financiamento para a conservação que quebrem os ciclos de financiamento de curto prazo e envolvam os viajantes em uma visão para um futuro mais selvagem e onde as paisagens sejam cuidadas, para sempre.

Sobre Leonie

Leonie Foster é diretora da Wildlife Wonders. Ela foi consultora técnica para vários projetos de ecoturismo australianos e internacionais, incluindo a Ecotourism Australia, desenvolvendo a primeira certificação de destino de ecoturismo do mundo para agências de gerenciamento de áreas protegidas e para o Governo de Vanuatu, desenvolvendo o Programa de Credenciamento de Turismo de Vanuatu.

Ela foi colaboradora externa da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, trabalhando nas melhores práticas de ecoturismo na região da Ásia-Pacífico, bem como professora associada de Turismo Responsável na UQ Business School e auditora independente da Ecotourism Australia. Leonie é atualmente a Gerente de Projetos Especiais da Cambridge Conservation Initiative.


Leia mais: https://www.tudodeturismo.com.br/news/australia-viagem-que-vai-te-fazer-bem/