Café, croissant, minhocas? Agência da UE diz que é seguro comer minhocas

29/11/2023

A alardeada dieta mediterrânica e a gastronomia francesa estão recebendo alguma concorrência: A agência de segurança alimentar da União Europeia afirma que os vermes são seguros para comer.

A agência com sede em Parma publicou na quarta-feira um parecer científico sobre a segurança das larvas de farinha amarelas secas e deu-lhes um sinal positivo. Os pesquisadores disseram que os vermes, consumidos inteiros ou em pó, são um lanche rico em proteínas ou ingrediente para outros alimentos.

Podem ocorrer reações alérgicas, principalmente dependendo do tipo de alimentação dada aos percevejos, conhecidos oficialmente como larva de Tenebrio molitor. Mas, no geral, "o painel conclui que (o novo alimento) é seguro nas utilizações e níveis de utilização propostos".

Assim, a União Europeia lançou agora o seu peso na defesa dos vermes, de forma muito semelhante à das Nações Unidas. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura defendeu em 2013 os insectos comestíveis como alimentos com baixo teor de gordura e ricos em proteínas para pessoas, animais de estimação e gado, que são bons para o ambiente e ajudam a alimentar os famintos.

___

Uma versão anterior desta história corrigiu o nome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.


Fonte: https://www.independent.co.uk/