Módulo 7 - Classificação de Serviços de Alimentação e Bebidas

Módulo 7 - Classificação de Serviços de Alimentação e Bebidas

Segmentos de Mercado / Tipos de Clientes

Serviços de alimentos e bebidas referem-se ao fornecimento de alimentos e bebidas a clientes em diferentes tipos de instalações. Como o escopo dos serviços de alimentos e bebidas é muito amplo, os meios de classificá-los são vários e sem um padrão definido. 

Serviços de Ailentos e Bebidas: 

Mercado Hoteleiro

Os prestadores de serviços no mercado hoteleiro representam aqueles restaurantes ou estabelecimentos que fornecem serviços de alimentos e bebidas dentro das propriedades do hotel para seus clientes. Muitos deles são de propriedade dos hotéis como subunidades, atendendo os hóspedes do hotel e gerando renda extra para as empresas. 

Mercado de Lazer

Este mercado se refere a restaurantes que operam em locais de atrações turísticas ou locais de lazer.

Por exemplo, serviços de alimentos e bebidas disponíveis em parques temáticos, clubes ou balcões de lanches localizados em praias.

Mercado da Industria

A maioria desses mercados é construída propositalmente dentro de edifícios comerciais ou industriais, o que proporciona um local de jantar conveniente para aqueles que trabalham no mesmo edifício.

Mercado Estudantil

Cafeterias ou cantinas operadas em escolas ou universidades que fornecem serviços de alimentação e bebidas baratos para alunos e funcionários nas propriedades.

Mercado do Varejo

Geralmente se refere às operações de autoatendimento que vendem alimentos e bebidas para consumo "no local" (geralmente de rápida rotatividade) ou consumo "fora do local" (para viagem).
Por exemplo, praças de alimentação em lojas de departamento, lojas de conveniência ou máquinas de venda automática.

Mercado de Transporte

Refere-se a serviços de alimentos e bebidas fornecidos em transporte, como aviões, trens e cruzeiros.

Os estabelecimentos de alimentos e bebidas que estão localizados nos terminais de transporte, como aeroportos e terminais de cruzeiros, também são categorizados no mercado de transporte.

Mercado de Saúde

Serviços de alimentos e bebidas no mercado de assistência médica referem-se basicamente a refeições fornecidas em hospitais e casas de repouso.

Como o principal grupo-alvo envolve pacientes ou pessoas com problemas de saúde, mais ênfase seria colocada no controle de alimentos com ingredientes adequados para os clientes.

Mercado no Setor Público

Operações de alimentos e bebidas de propriedade do governo ou administradas por fornecedores contratados, conforme aprovado pelo governo, podem ser categorizadas no mercado do setor público.

Exemplos nesta categoria incluem serviços de buffet fornecidos em prisões, delegacias de polícia e campi militares, etc.

A maioria das operações é subsidiada pelo governo e sem fins lucrativos em sua natureza, com minimização de custos como seus principais objetivos.


Um meio simples de classificação é baseado em diferentes tipos de segmentos de mercado ou clientes-alvo dos serviços de alimentos e bebidas. A imagem anexada fornece uma ilustração de como os serviços de alimentos e bebidas podem ser agrupados em diferentes segmentos de mercado.

Os prestadores de serviços no mercado hoteleiro representam aqueles restaurantes ou estabelecimentos que fornecem serviços de alimentos e bebidas dentro das propriedades do hotel para seus clientes.
Muitos deles são de propriedade dos hotéis como subunidades que atendem os hóspedes e geram renda extra para as empresas.


Modos de operaçãoAlém de serem classificados por segmentos de mercado e tipos de clientes, os serviços de alimentos e bebidas também podem ser categorizados em:

  • Propriedade independente
  • Propriedade da cadeia

Os serviços de alimentos e bebidas também podem ser posicionados como focados em fins lucrativos ou sem fins lucrativos em suas operações.Propriedade independenteGeralmente se refere a pequenos serviços de alimentos e bebidas administrados por famílias, onde os proprietários têm controle total. No entanto, esses serviços de alimentos e bebidas têm a maior taxa de falhas. Você frequentemente descobre que grupos são compostos por serviços de alimentos e bebidas administrados de forma independente. Dependendo da localização, a clientela pode variar de acordo. No entanto, os negócios geralmente dependem de clientes locais ou de sua vizinhança.