Módulo 8 - Planejamento de Operações de Restaurantes
Módulo 8 - Planejamento de Operações de Restaurantes
Os fatores relacionados à operação concentram-se nas instalações e na localização do restaurante.
O horário de funcionamento do menu (café da manhã, almoço, jantar) e as habilidades e treinamento da equipe da cozinha. Esses são todos fatores que devem ser levados em consideração.
Instalações:
Os procedimentos da cozinha devem ser revistos para garantir que os materiais alimentares propostos possam ser manuseados e armazenados adequadamente no ambiente de cozinha
Localização:
A localização tem conexão próxima com os segmentos-alvo do restaurante. Restaurantes de refeições casuais que estão localizados em distritos comerciais devem considerar ter itens de menu que sejam fáceis de preparar para lidar com o fluxo de clientes durante o horário de almoço.
Devido a esse motivo, restaurantes de fast food e cafés são muito comuns nesses distritos. Restaurantes de alta gastronomia que também podem estar localizados em distritos comerciais terão menos mudanças feitas em seus menus por causa de seus segmentos-alvo e posicionamento de mercado.
Horário de funcionamento:
Alguns restaurantes oferecem menus diferentes em horários diferentes, como menus de café da manhã, almoço, jantar e chá. Esses menus geralmente são diferentes em seu conteúdo. Por exemplo, alimentos rápidos e fáceis de fazer geralmente são fornecidos em menus de café da manhã.
Habilidades:
Os itens do menu propostos devem ser comunicados à equipe da cozinha para garantir que a equipe tenha habilidades e competências suficientes para preparar os pratos propostos de forma consistente.
Os fatores relacionados ao marketing se concentram no cardápio e no design do restaurante, com ênfase no estilo e na decoração das instalações e no layout do cardápio, bem como no mercado-alvo e na comparação com os concorrentes.
Esses fatores são explicados em detalhes abaixo:
Avaliação comparativa:
Isso é aplicável, pois fornece informações úteis aos restaurantes sobre o que os concorrentes estão fornecendo aos seus clientes. É uma boa fonte de referência ao planejar um menu de restaurante.
Decoração:
Os itens do menu fornecidos devem combinar com a decoração do restaurante para manter sua unidade.
Por exemplo, no restaurante de fast food McDonald's, os itens do menu são limitados quando comparados a outros restaurantes.
A decoração e o design também são simples e claros, como cadeiras e mesas simples com adornos simples.
Projeto
O design do menu deve ser atraente e fácil de ler, o que pode funcionar como uma ferramenta de marketing eficaz para atrair clientes em potencial.
Os fatores relacionados ao marketing se concentram no cardápio e no design do restaurante, com ênfase no estilo e na decoração das instalações e no layout do cardápio, bem como no mercado-alvo e na comparação com os concorrentes.