Transporte de Animais

Transporte de Animais

Transporte de Animais


O transporte de animais em aviões de carreira pode variar de acordo com a companhia aérea e as regras específicas do país de destino. No entanto, aqui estão algumas das regras e providências mais comuns para o transporte de animais em aviões:

  1. Restrições de espécies e raças: A maioria das companhias aéreas permite apenas o transporte de animais de estimação, como cães e gatos, e algumas raças específicas podem ser proibidas devido a preocupações com a saúde ou segurança.

  2. Certificado de saúde: É necessário apresentar um certificado de saúde do animal emitido por um veterinário, garantindo que o animal está apto a viajar e não apresenta riscos para os demais passageiros.

  3. Documentação de vacinação: Alguns países exigem documentação comprovando que o animal está vacinado contra doenças específicas.

  4. Transporte em recipientes adequados: Os animais devem ser transportados em recipientes apropriados, que garantam a segurança e o conforto do animal durante o voo.

  5. Taxas adicionais: Algumas companhias aéreas cobram uma taxa adicional pelo transporte de animais de estimação, que varia de acordo com o tamanho e o peso do animal.

  6. Restrições de tamanho e peso: As companhias aéreas possuem regras específicas em relação ao tamanho e peso do recipiente e do animal, que devem ser seguidas rigorosamente.

  7. Preparação do animal para o voo: É importante preparar o animal para o voo, oferecendo água e comida antes da viagem e garantindo que ele faça as necessidades antes do embarque.

É importante lembrar que cada companhia aérea possui suas próprias regras e procedimentos para o transporte de animais, portanto é importante entrar em contato com a companhia aérea com antecedência para garantir que todas as providências sejam tomadas adequadamente. 

Dicas de Viagem- Transporte de Animais

Animais vivos podem ser transportados em aeronaves não cargueiras em compartimento destinado a carga e bagagem. O transporte de animais domésticos (cães e gatos) na cabine de passageiros pode ser admitido desde que transportado com segurança, em embalagem apropriada e sem acarretar desconforto aos demais passageiros.

Também é permitido o transporte de cão treinado para conduzir deficiente visual ou auditivo na cabine de passageiros. O passageiro deve apresentar atestado de saúde do animal, fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, pelo Posto do Departamento de Defesa Animal ou por médico veterinário.

Transporte de Animais

OBTENÇÃO DE ATESTADOS

Relacionamos abaixo o procedimento e locais que o interessado deverá contatar para a obtenção de visto para o Transporte de Animais.

Cães e gatos

Obter no veterinário ou clínica particular, os seguintes documentos:

Atestado de vacina anti-rábica (somente para animais com mais de 5 meses de idade) que deverá conter os seguintes dados:

Nome do laboratório produtor da vacina;

Tipo de vacina utilizada;

Partida da vacina.

Prazo

Para a obtenção do Certificado Zoossanitário Internacional ou Nacional o proprietário deverá providenciar o atestado de saúde de seu animal em até 8 dias antes do embarque. Este documento deverá ser enviado aos departamentos abaixo indicados:

OBSERVAÇÃO

Esta vacina deverá ter sido aplicada há à mais de 30 dias e menos de um ano.

São Paulo

Ministério da Agricultura – Serviço de Sanidade Animal

Rua 13 de Maio, 1558 – 3º andar Tels.: (11) 251-0400/5742 Fax: (11) 284-6944

Atendimento: 14:00/17:00 h.

Aeroporto de Guarulhos – Setor Ministério da Agricultura – Serviço de Sanidade de Animal – Telefax: (11) 6445-2800

Atendimento: Diariamente das 08:00 às 12:00 hs e das 14:00 às 18:00 hs h. Inclusive, sábados, domingos e feriados.

Rio de Janeiro

Procedimento de trânsito, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, para embarque e desembarque de cães e gatos:

Obs.: Outros animais devem deverão possuir autorização prévia do Ministério da Agricultura.

Embarque:

Trânsito Doméstico – GTA Guia de Trânsito Animal

Emitido por Médicos Veterinários particulares, credenciados pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento, listagem à disposição no VIGIAGRO Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

Para sua emissão faz-se necessário:

Exame do animal pelo por um Médico Veterinário credenciado, que emitirá o documento;

Apresentação do comprovante de vacinação anti-rábica (obrigatória para animais com mais de 3 meses de idade e ter sido aplicada há à mais de 20 dias e menos de 1 ano), assinado por um Médico Veterinário. Dados obrigatórios do comprovante de vacinação: etiqueta da vacina constando o laboratório produtor, o tipo e o número da partida.

Validade do GTA: 03 (três) dias para todo o território nacional.

Para sua emissão faz-se necessário:

Atestado de Saúde, emitido por um Médico Veterinário, com no máximo com (03) dias de antecedência da data de emissão do CZI.

Apresentação do comprovante de vacinação anti-rábica (obrigatória para animais com mais de 3 meses de idade e tTer sido aplicada há mais de 20 dias e menos de 1 ano), assinado por um Médico Veterinário. Dados obrigatórios do comprovante de vacinação: etiqueta da vacina constando o laboratório produtor, o tipo e numero da partida.

Validade CZI: 10 (dez) dias para embarque internacional.

Trânsito Internacional - CZI Certificado Zoossanitário Internacional

Emitido pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, no Aeroporto Inter. dDo Rio de Janeiro, no horário de 08:00 às 17:00, de 2ª à 6ª, na sala 1019 – 1º and. – Setor Verde – Desembarque Doméstico.

Desembarque:

Trânsito Doméstico:

Portar Guia de Trânsito Animal GTA

Portar comprovante de vacinação anti-rábica (obrigatória para animais com mais de 3 meses de idade e tTer sido aplicada à há mais de 20 dias e menos de 1 ano), assinado por um Médico Veterinário. Dados obrigatórios na carteira de vacinação: etiqueta da vacina constando o laboratório produtor, o tipo e o número da partida.

Validade do GTA: 03 (três) dias para todo o território nacional.

Trânsito Internacional:

Portar Certificado Zoossanitário o Internacional, emitido por um Médico Veterinário Oficial do Ministério da Agricultura do paíis de origem.

Portar comprovante de vacinação anti-rábica (obrigatório para animais com mais de 3 meses de idade e tTer sido aplicada à há mais de 20 dias e menos de 1 ano)

OBSERVAÇÕES:

OS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA O TRÂNSITO INTERNACIONAL DEVERÃO SER APRESENTADOS JUNTO COM O ANIMAL, AOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, NAS SALAS DO VIGIAGRO NO SETOR AZUL E VERMELHO DA ÁREA ALFÂANDEGA, PARA VISTORIA E POSTERIOR EMISSÃO DE TERMO DE LIBERAÇÃO PARA A ALFÂNDEGA.

NA FALTA DE QUALQUER UM DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA O TRÂNSITO INTERNACIONAL, O ANIMAL SERÁ DEVOLVIDO À ORIGEM SOB RESPONSABILIDADE DA COMPANHIA AÉREA TRANSPORTADORA.

Vigiagro Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

TPS 1 Setor Verde 0 sala 1019 – 1º andar – desembarque doméstico

Tel.: 398-3169/3773 – Fax: 393-8099

Animais de Fauna ou Silvestre

(Pássaros, macacos, etc.)

Obtenção de informações preliminares do Serviço de Sanidade Animal nos endereços acima.

Condições de trabalho:

Deverá Deverão ser obtidas informações diretamente junto à empresa transportadora, aérea, marítima ou rodoviária.